segunda-feira, setembro 26, 2005

de independente a oposicionista

O sistemático silenciamento de variadas acções e iniciativas cívicas desta candidatura pela comunicação hertziana vigiada do regime, está a transformar um movimento simplesmente independente em... oposicionista!

terça-feira, setembro 20, 2005

Muito obrigado


...a todos os que me telefonaram ou enviaram sms e emails hoje e com isso me manifestaram o seu apoio moral e amizade. Estou bem, graças a Deus - literalmente...

sexta-feira, setembro 16, 2005

Condomínios Fechados e Nação Motard

Como algumas famílias mais bafejadas pela fortuna procuram uma relativa e porventura ilusória segurança dentro dos muros de um condomínio fechado, muitos cidadãos começam hoje a barricar-se dentro de bastiões da cidadania e da solidariedade resistindo com dificuldade ao furacão avassalador do "sistema". É, creio bem, a posição da "Nação Motard" que, contra ventos e marés, mantém no seu interior uma cultura de vivência solidária, de entre-ajuda, de respeito pela diferença, de busca de novas paragens e novas gentes - recriando e actualizando o espírito dos antigos cavaleiros andantes. Não será por acaso que conseguem dar a toda a sociedade um exemplo tão claro da eficácia que pode estar associada às iniciativas da sociedade civil quando partem de comunidades organizadas e empenhadas em transformar para melhor a sua realidade envolvente. Falamos de reivindicações que vão dando os seus frutos: dos rails de protecção nos chamados "pontos negros" das estradas portuguesas, na melhoria da sinalização, da redução das tarifas das portagens e do imposto de circulação.

O novo Presidente da República há-de dar o sinal da mudança de atitude participando em grandes encontros motards... montado! E, se tiver de ser, terá de estar pronto para sujar as mãos de óleo. E, claro, para ajudar a desenrascar os companheiros de estrada!

quarta-feira, setembro 14, 2005

NOTA DE IMPRENSA 2005.09.14

Madeireiros ao ataque nas áreas ardidas

Na próxima quinta-feira, 15 de Setembro, pelas 15 horas, o candidato presidencial Luís Botelho Ribeiro visitará uma área florestal integralmente consumida pelas chamas deste verão na freguesia de Rebordosa – Paredes, junto à zona industrial da Serrinha.

Será demonstrada, na ocasião, a estratégia negocial dos madeireiros aproveitando a desvalorização da madeira ardida.

Para o efeito serão convidadas a Associação Florestal do Vale do Sousa e a Associação de Municípios do Vale do Sousa, responsável pela primeira iniciativa nacional de Agenda21-local temática sobre prevenção florestal.

Refira-se que a estatística provisória de 2005 referida a 28 de Agosto dava uma área ardida total de 240.000Ha, com base em imagem de satélite MODIS.

Descoordenação MAI – MCTES na atenção a projectos de I&D aplicados à floresta

Adicionalmente, será apresentada a documentação de recusa do projecto de investigação e desenvolvimento HiperVigília, o qual continha uma componente de vigilância florestal com aero-modelos não-tripulados exactamente conforme o “desafio” recente do ministro da Administração Interna, António Costa, à “comunidade científica e tecnológica” nacional.

Aparentemente, a comunidade científica antecipou-se alguns meses (projecto apresentado em Julho 2004 - PROJECTOS DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA E DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO EM TODOS OS DOMÍNIOS CIENTÍFICOS) ao inovador “desafio” que desconhecia que, num ministério perto de si, o mesmo estava em vias de ser liminarmente chumbado – tendo na mesma poule sido aprovados projectos tão relevantes para o desenvolvimento do nosso país como... (infelizmente a “política activa de transparência” do MCTES ainda não vai ao ponto de colocar no site http://www.fct.mces.pt , pelo menos em local óbvio para a navegação, os títulos e resumos dos projectos vencedores)


Gabinete de imprensa da candidatura presidencial - Luís Botelho Ribeiro 2006

domingo, setembro 11, 2005

uma "citação" na página www.rr.pt

Nem sempre teremos tempo para rectificar as incorrecções que involuntariamente a imprensa acabe por praticar nos seus relatos das nossas acções. Nesta fase, porém, isso ainda é possível e fazemo-lo também com o pedagógico objectivo de alertar os leitores para a frequência com que, mesmo sem qualquer intenção como é manifestamente o caso desta vez, a "transcrição de afirmações" é feita com corrupção grave da ideia original. Assim, no seu sítio www relatava a RR um "repto" nos seguintes termos:
«O candidato a candidato deixa um repto: "Se não conseguir criar condições em Portugal para que a área florestal seja em cada ano inferior a 100 mil hectares, obviamente, demito-me", garante.»

Na verdade o discurso que lemos dizia o seguinte:
«Quanto ao Governo, deste ou de qualquer partido, se não conseguir criar as condições para que em Portugal a área florestal queimada seja em cada ano inferior a 100.000Ha de floresta - obviamente demito-o!»

Como facilmente se vê, não se trata de repto algum. Trata-se, sim, de um pré-aviso para uma nova atitude de vigilância ao executivo(+legislativo) em termos bastante mais concretos do que as complicadas (ou bem simples...) avaliações políticas que estamos habituados a ver ser feitas pelo Presidente da República quando colocam em cima da mesa (por vezes, literalmente "à mesa") a discussão sobre cenários de dissolução da Assembleia ou demissão do executivo.

Na notícia, o jornalista fala de uma condição de (auto)demissão do presidente, quando na realidade o discurso era sobre a demissão do Governo pelo Presidente. Daí ser tão importante uma leitura crítica por parte dos cidadãos que não participam nos eventos relatados - no sentido de não confundir os relatos (anotados muitas vezes à mão e ao correr da pena) com transcrições fieis do que foi dito. Porventura nascem daqui muitas estereis polémicas, mal-entendidos, rectificações e "direitos de resposta" em que se gasta tanto tempo mal gasto. Pela nossa parte, procuraremos ir corrigindo, como seguramente foi o caso, os naturais, compreensíveis e involuntários desvios da exactidão dos factos e posições emitidas que formos registando.

quarta-feira, setembro 07, 2005

nota de imprensa


Transcrição de nota de imprensa de 5 de Setembro

«Na próxima quinta-feira, 8 de Setembro, pelas 19h30, no Hotel Imperial em Aveiro apresentará a sua candidatura à Presidência da República Portuguesa o professor da Universidade do Minho Luís Botelho Ribeiro, cidadão empenhado e activo nos universos das ONGs, inovação empresarial, IPSSs, bombeiros e cultura.

Esta é uma candidatura voltada para o futuro, gerada na sociedade civil - independente de qualquer partido político - que visa desafiar/convocar a Sociedade Portuguesa, todos e cada cidadão, para um processo participativo de definição de um Novo Rumo para o País e de Mobilização Geral para uma atitude nova de cidadania, de responsabilidade, de receptividade à Inovação, à Cultura, ao Empreendedorismo. E falar de futuro é falar de Educação de Qualidade.

Esta candidatura propõe uma nova interpretação da função do Presidente da República, não como uma espécie de “prémio de carreira político-partidária”, mas actuante e interventivo, um “provedor do cidadão” especialmente no que diga respeito a arbitrariedades ou “tiros no pé” do Desenvolvimento, interlocutor directo da Sociedade Civil, convocando ONGs para o Conselho de Estado, activo no estabelecimento de laços económicos e culturais mais fortes com todos os Países de Língua Oficial Portuguesa, promovendo a discussão sobre uma possível instalação da Presidência da República no Paço dos Duques de Guimarães, como símbolo e sinal de um movimento mais amplo de descentralização, e responsável pela vigilância atenta do Governo, de qualquer Governo, no sentido de evitar a repetição de um ano com um total de Área Florestal ardida acima de 100.000Ha. Uma vitória colectiva sobre os incêndios florestais, que – como conseguiram outros povos - está ao nosso alcance, pode constituir um factor de motivação determinante para o ataque a outros bloqueios e problemas nacionais. »