terça-feira, agosto 30, 2005

Cidadania para emigrantes

Não pode haver uma cidadania para residentes no território e outra para emigrantes. Facto é que, por falta de atenção ou eventual falha nossa na pesquisa, não é fácil encontrar no sítio das comunidades portuguesas uma orientação clara sobre como proceder para propôr a apresentação de um candidato à Presidência da República. Sendo certo que esta não é uma "necessidade de todos os dias", não deixa de ser verdade que tal facto não contribui para promover a participação dos cidadãos emigrantes na vida cívica do seu país.

Eis o que neste momento se consegue tratar pela internet:
Como fazer?
Inscrição consular
Bilhete de identidade
Passaporte
Viagens de Menores
Certificados de Bagagem
Certificado de Residência
Procuração
Casamento
Nascimento
Importação de Automóvel para Portugal
Serviço Militar

O mesmo acontece no portal do cidadão:
http://www.portaldocidadao.pt/PORTAL/pt/cidadao/areas+interesse/certidoes+licencas+registos+e+afins/

Não parece ser possível neste momento requerer a certidão de inscrição no recenseamento eleitoral, o que muito facilitaria a sua participação na proposta de candidatos e posterior acompanhamento / envolvimento nas campanhas cívicas e eleitorais:

Pedido de Certidões Online (Serviço Público Directo)

Aos serviços competentes:
Se houve falha da nossa parte na pesquisa, as nossas desculpas e felicitações aos serviços. Se realmente aquelas possibildiades ainda não se encontram disponíveis, apelamos para que tal situação seja ultrapassada em tempo útil, a bem da Cidadania.