terça-feira, agosto 30, 2005

4 - vida nova, símbolos actualizados



Muito podem os símbolos! Mantendo-se ou... renovando-se. Estaremos dispostos a mudar de vida, mudar de atitude mas... mantendo tudo aquilo a que nos habituámos? Não será a indisponibilidade mental para ponderar mudar um pouco algum dos nossos símbolos nacionais um indicador da nossa real indisponibilidade para... mudar também de atitude?

Diversos orgãos de soberania vão imaginando variantes da bandeira mas fogem de lançar seriamente esse desafio à sociedade, receando talvez uma recepção semelhante à dispensada pelo nacional-conservadorismo às propostas (Alçada Baptista) de substituição das chamadas a "armas e canhões" por apelos a coisas mais úteis e civilizadas tais como transístores e livros... Às aulas, às aulas - contra os "glutões" estudar, estudar!
(logo do portal da P.R.) (logo do portal do Governo)


(uma proposta de Pedro Bidarra, 2003)

Por exemplo, a cruz de Cristo, a cruz das caravelas, curiosamente adoptada por esse outro símbolo de facto que é a selecção nacional e amplamente representada no monumentalidade manuelina que nos honramos de mostrar aos visitantes estrangeiros, poderia finalmente surgir na Bandeira Nacional – vincando uma ligação já assumida no sub-consciente popular e assumindo o símbolo com que nos apresentámos a novos mares e continentes, o primeiro sinal visível de terra quando chegávamos em caravelas e ao qual ainda hoje nos associam os povos de África e do Brasil, da mesma forma que nos associam a valores civilizacionais de respeito pela Vida e Dignidade Humanas, pela Justiça, Solidariedade, respeito pelo ambiente e informalidade;

(logo da Federação Portuguesa de Futebol)

E, claro, há o exemplo - único - da Região Autónoma da Madeira que, honra lhe seja feita, adoptou esse símbolo para a sua bandeira oficial e a da região europeia que constitui.


E quanto ao hino, antes ainda da conhecida proposta de Alçada Batista, não seria de mudar "levantai hoje de novo" para... "levantemos hoje de novo"? Temos que nos mentalizar de que os heróis do mar que realmente interessam hoje... somos nós. Levantemos pois, por nós mesmos, o esplendor que entendermos: o do Desenvolvimento, o da vaidade e vã cobiça ou... o do futebol.

Mas, certamente, há sempre outros modos de abordar a questão...

http://www.lutzhoepner.de/uebersetzen/cronica_feminina.htm

http://reciclemos.weblog.com.pt/arquivo/168939.html

http://www.freipedro.pt/tb/170797/opin3.htm

http://elvis-esta-vivo.blogspot.com/2003_04_27_elvis-esta-vivo_archive.html