quarta-feira, setembro 14, 2005

NOTA DE IMPRENSA 2005.09.14

Madeireiros ao ataque nas áreas ardidas

Na próxima quinta-feira, 15 de Setembro, pelas 15 horas, o candidato presidencial Luís Botelho Ribeiro visitará uma área florestal integralmente consumida pelas chamas deste verão na freguesia de Rebordosa – Paredes, junto à zona industrial da Serrinha.

Será demonstrada, na ocasião, a estratégia negocial dos madeireiros aproveitando a desvalorização da madeira ardida.

Para o efeito serão convidadas a Associação Florestal do Vale do Sousa e a Associação de Municípios do Vale do Sousa, responsável pela primeira iniciativa nacional de Agenda21-local temática sobre prevenção florestal.

Refira-se que a estatística provisória de 2005 referida a 28 de Agosto dava uma área ardida total de 240.000Ha, com base em imagem de satélite MODIS.

Descoordenação MAI – MCTES na atenção a projectos de I&D aplicados à floresta

Adicionalmente, será apresentada a documentação de recusa do projecto de investigação e desenvolvimento HiperVigília, o qual continha uma componente de vigilância florestal com aero-modelos não-tripulados exactamente conforme o “desafio” recente do ministro da Administração Interna, António Costa, à “comunidade científica e tecnológica” nacional.

Aparentemente, a comunidade científica antecipou-se alguns meses (projecto apresentado em Julho 2004 - PROJECTOS DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA E DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO EM TODOS OS DOMÍNIOS CIENTÍFICOS) ao inovador “desafio” que desconhecia que, num ministério perto de si, o mesmo estava em vias de ser liminarmente chumbado – tendo na mesma poule sido aprovados projectos tão relevantes para o desenvolvimento do nosso país como... (infelizmente a “política activa de transparência” do MCTES ainda não vai ao ponto de colocar no site http://www.fct.mces.pt , pelo menos em local óbvio para a navegação, os títulos e resumos dos projectos vencedores)


Gabinete de imprensa da candidatura presidencial - Luís Botelho Ribeiro 2006