sábado, março 18, 2006

Desemprego cresce 16% em Braga

Alguns jornais trazem hoje este triste título: «Desemprego em Braga sobe 16% em apenas um ano»

É possível ficar do alto da cátedra universitária a contemplar passivamente uma realidade assim? Um número como este é o bastante para nos demonstrar como está ainda longe de se poder considerar uma sociedade democrática, livre e desenvolvida, esta que com tanto esforço continuamos a tentar construir..

Já o pressentíamos. Esmaga-nos, porém, mesmo assim a frieza dum número que amargamente ajuda também a explicar por que são quase sempre desta região os operários que regressam de mãos a abanar das armadilhas de trabalho-escravo na Holanda ou... num caixão, como mais cinco infelizes compatriotas nossos cuja vida a morte ceifou esta madrugada nas estradas de Espanha. Num momento em que só no norte o desemprego continua a aumentar, a sua recente tendência para diminuição no Porto, contrasta bem com a realidade no distrito de Braga.

Tudo isto nos deve pois convocar para com mais humildade e muito mais união procurarmos enfrentar dificuldades que ninguém isoladamente - cidadão ou governante - poderá compreender totalmente, e muito menos resolver. Temos de transcender-nos, ir mais ao fundo de nós buscar as energias, ideias, empenho e imaginação necessárias à passagem de mais este Bojador. Temos que procurar encontrar e "sacar" cá de dentro o melhor de nós e mudar a nossa atitude diante do que outros, à nossa volta, vão também tentando fazer - exactamente aquilo! - esbarrando embora na nossa incompreensão e até resistência) Sempre que nos queixarmos do "sistema", será bom examinarmos até que ponto não nos tornamos para os outros, também nós, "sistema".

Há dez anos decidi prescindir de um pouco (ou muito) de vida própria para criar uma empresa com alunos e dar também algum contributo para abrir novos caminhos para a sociedade portuguesa. Em dez anos aprendi duramente que as dificuldades em "criar uma empresa", sobretudo aquele tipo de empresa de que (como continuo a acreditar) mais precisamos hoje, não são nem de perto nem de longe as dificuldades a que os governos possam responder tão linearmente com iniciativas "crie a sua empresa na hora". São ultrapassaveis, certamente, se percebidas e enfrentadas. Mas não são exactamente aquelas de que muitos "especialistas" académicos (alinhados), consultores (contratados), e políticos (nomeados) sempre falam, num exercício repetitivo de lavagem cerebral colectiva para um pensamento único que, sem convencer já ninguém, todos os dias nos entra em casa por canais de "informação" manipulados.


O primeiro passo para romper este cerco do desemprego, do desencanto e da desmoralização - em que Braga é neste momento a "praça" mais duramente castigada - terá de ser um toque a rebate, senão nos velhos sinos das torres, nos novos sinos da Internet e dos jornais verdadeiramente comprometidos com a verdade e com as pessoas. Será um toque a reunir em Braga - capital e cabeça - para num só Espírito e a uma só voz afirmarmos bem alto e para quem quiser ouvir o que pensamos, o que queremos e o que faremos.

Portugueses de todo o mundo, uni-vos!

9 Comments:

Blogger Dad said...

Apesar do texto confrontar o nosso dia a dia. gostei de ler.
Felicidade a rodos e um óptimo
Fim de semana, apesar de invernoso.
Mesmo com chuva, guarda o sol
No teu coração!

Beijinho,

sábado, outubro 21, 2006 10:44:00 da manhã  
Blogger Dad said...

Não! Ainda não nos encontrámos nos encontros bloguísticos porque eu só fui a dois deles - o primeiro levada pela mão do Fernando Bizarro e o segundo em homenagem a ele depois de um mês da sua morte, mas costumo vaguear por aí e ver quais o blogs que, por uma ou outra razão me interessam. E foi o caso. Cheguei ao teu blog já nem sei bem por qual deles e gostei dos artigos que postaste.Vou linkar-te pois para mim é a maneira mais fácil de ir lendo as novidades.

Eu vivo no Estoril, em São João e como deves ter visto pelo meu perfil sou pintora. Além disso sou directora de um Coro onde canto.Felizmente tenho duas actividades que fazem bem à alma nestes dias conturbados do desemprego e da inquetação.

Posso dizê-lo pois a minha formação e experiência profissional é de gestão de pessoal.
Aflige-me ver como está o nosso país...

Gostei de te conhecer. Bjinho,

domingo, outubro 22, 2006 10:30:00 da manhã  
Blogger Dad said...

Vou estar muito ocupada.
Possivelmente não poderei voltar aqui
Senão depois do Natal.
Deixo-te um beijinho com os desejos
De muita felicidade.

domingo, dezembro 17, 2006 7:46:00 da tarde  
Blogger Dad said...

...........***
..........*****
.........*Feliz*
........*********
......************
.....******Natal****
....****************
...******************
..********************
..........****
..........****
..........****

domingo, dezembro 24, 2006 12:50:00 da manhã  
Blogger Arlindo de Sousa said...

Ando em passeio e passei por aqui. Meu amigo, não desanime... Levante-se e siga em frente. Com garra e determinação! Se em Braga não há emprego, tente em qualquer outro lado. Mesmo em Praga. Felicidades!

domingo, janeiro 14, 2007 7:42:00 da tarde  
Blogger Dad said...

__♥♥_♥♥
_♥♥___♥♥
_♥♥___♥♥_________♥♥♥♥
_♥♥___♥♥_______♥♥___♥♥♥♥
_♥♥__♥♥_______♥___♥♥___♥♥
__♥♥__♥______♥__♥♥__♥♥♥__♥♥
___♥♥__♥____♥__♥♥_____♥♥__♥_____
____♥♥_♥♥__♥♥_♥♥________♥♥
____♥♥___♥♥__♥♥
___♥___________♥
__♥_____________♥
_♥____♥_____♥____♥
_♥____/___@__\\___♥
_♥____\\__/♥\\__/___♥
___♥_____W_____♥
_____♥♥_____♥♥
_______♥♥♥♥♥
boa páscoa!

quinta-feira, abril 05, 2007 5:09:00 da tarde  
Blogger A Sonhadora said...

Olá, boa noite...gostei de passear por aqui,prometo que vou voltar.
Uma beijoca da sonhadora

quarta-feira, abril 18, 2007 10:55:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bora lá todos invadir programas de televisão! Isso é que está a dar!

terça-feira, janeiro 13, 2009 11:48:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Sem dúvida, um dos maiores cepos deste país. Luis Botenho Ribeiro Salazar. Faça um favor a todas as pessoas de bem deste país, DESAPAREÇA!!!!!!!

domingo, março 15, 2009 3:39:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home